Plano Nacional de Ética no Desporto vence Peace and Sport Award 2021

O Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), implementado desde 2012 pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), venceu o Prémio Paz e Desporto 2021 (Peace and Sport Award 2021), na categoria Instituição do Ano.

O galardão é atribuído pela Peace and Sport, uma organização internacional independente sedeada em Mónaco, que distingue as entidades públicas, instituições desportivas ou empresas que lideram e/ou apoiam programas sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento da paz através do desporto.

Em declarações ao Gabinete de Comunicação do Movimento Acção Ética (MAE), José Carlos Lima, coordenador do PNED, refere que o prémio “significa que o nosso trabalho é reconhecido e valorizado”.

“Por vezes, ficamos com a sensação que abordar a ética, e em particular, uma ética aplicada ao desporto, é uma temática relegada para segundo plano. Mas todos sabemos que é a ética que dá fundamento à nossa existência, e sentido ao nosso agir. Por outro lado, este prémio reconheceu, para além das publicações que temos, as nossas boas práticas como o cartão branco e a bandeira da ética”, sublinha.

Em específico sobre o cartão branco e a bandeira da ética, José Carlos Lima acresenta que são “dois instrumentos pedagógicos de aplicação prática no campo dos valores e da ética desportiva. O primeiro serve para enaltecer o gesto positivo, ou o fairplay no jogo; o segundo certificar boas práticas no campo dos valores nos clubes ou entidades”. Ambos os instrumentos, considera o coordenador, “são a prova que se pode abordar, e trabalhar a ética numa perspetiva criativa, prática, e deixarmos o mundo um pouco melhor através do desporto”.

MAE, 16 de Dezembro de 2021

LeopolDina Reis Simões

Imagem: Peace and Sport